"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
(Eduardo Galeano)

A solução não é a punição. Por D.H.

Quando se trata de redução da maioridade penal são diversas as opiniões, entre elas muitos desejam sua aprovação. No meu entendimento, o caso se agrava ainda mais. Não será esta a solução da criminalidade.
A criminalidade na juventude está relacionada ao descaso social que atinge a maioria, que são os pobres, a influência negativa de muitos que dispõem do poder e usam em beneficio próprio, e que agem no sistema da condenação, atropelando princípios verdadeiros da paz para manter a injusta e preconceituosa "ordem democrática".
Inúmeras vezes o infrator é a vítima maior desta triste realidade. Um passado turbulento, com a mente dominada pela ganância e um futuro traiçoeiro, cheio de armadilhas. Tendo essa visão do problema, seria impossível resolvê-lo com modernos campos de concentração do século XXI, resumindo, presídios.
A violência não pode ser tratada apenas com a punição, mas com a reeducação daqueles que a praticam.


Texto escrito para o Jornal do Mundo ao Avesso

Nenhum comentário: