"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
(Eduardo Galeano)

Redução da maioridade penal por E.R.

Particularmente somos contra. Não sei o que leva a população a pensar que desse modo diminuirá o índice de criminalidade, pois a grande maioria não pratica a infração pensando em impunidade, mas pratica por necessidade ou, em outras vezes, por falta de maturidade devido a sua idade. O jovem até os seus 18 anos se encontra em conflito intenso consigo mesmo, pois está se descobrindo neste momento.
Dizem que o jovem é o futuro do país, mas como será o futuro se esses jovens forem jogados em presídios? Se essa lei for aprovada, a descoberta da vida dos jovens envolvidos em atos infracionais será a pior de todas. Muitos monstros surgirão.
Toda vez que acontece um crime violento praticado por adolescentes e acaba parando na mídia, vem essa mesma questão de novo.
População brasileira será que esta é a melhor alternativa?
Ou será melhor investir na sócio-educação?


Texto escrito para o Jornal do Mundo ao Avesso

Nenhum comentário: