"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
(Eduardo Galeano)

Semana de 13 a 17/04

No decorrer da semana que passou as turmas cresceram um pouco. Abri espaço para alguns educandos "curiosos" que vieram conhecer a oficina de perto. A partir da próxima semana iniciarei uma nova turma com quatro educandos.

Com as turmas novas trabalhei os conteúdos trabalhados com as turmas mais antigas. Com os outros, iniciei o capítulo: Curso básico de injustiça. Este capítulo propicia a discussão dos seguintes temas:

  • O consumismo
  • O individualismo
  • O poder manipulativo da TV e da Publicidade
  • A homogeneização cultural X desigualdade social

A discussão dos temas acima propicia a discussão também dos valores a serem construídos para atingirmos um modelo mais justo de sociedade.
É interessante perceber que em alguns grupos, os adolescentes já começaram a se interessar mais pelos noticiários em busca das informações que reforçam os valores e as crenças da sociedade de consumo. Já conseguem perceber o tom manipulativo dos jornais televisivos ao anunciarem algumas notícias. Considero este fato altamente positivo e indicativo do sucesso da oficina. Eles começam a sentirem-se especiais por dominarem um novo conhecimento, por começarem a entender o mundo ao avesso e suas implicações na vida de cada um.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sem comentários o nome do Curso

deveria ser intensivo e com carga horária significativa, além de ser estendido a todas escolas dp Brasil.

Lauro De Marco