"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
(Eduardo Galeano)

3º encontro - 28/03/09

O primeiro grupo com que trabalhei hoje estava bem desanimado. Chegaram mais capisbaixos e dispersos. Nenhum deles escreveu o texto recomendado. Reclamavam estarem cansados da "prisão", gostariam de estar na rua. Reclamaram também da instituição. Conversamos a respeito de suas angústias e logo partimos para o início das atividades. Assistimos um filme cujo tema era a trajetória dos Direitos Humanos, produzido pela SEDH. Discutimos a importância dos movimentos populares e da conscientização política e histórica para que jamais aceitemos um retrocesso nas conquistas sociais. O encontro foi morno e um pouco frustrante para mim.
Pessoalmente, eu também não estava muito animada. Também não havia feito um bom planejamento da dinâmica do encontro e me deixei contagiar pelo desânimo coletivo.
O grupo  é formado por quatro adolescentes do mesmo núcleo de convivência. Demonstram interesse pelos assuntos debatidos, participam das discussões mas, acredito ainda não terem encontrado um sentido na atividade. Não conseguem vislumbrar  o conhecimento como instrumento transformador. Se mostram mais imediatistas. Um desafio a mais.

O segundo grupo reúne nove adolescentes de três núcleos diferentes com a predominância dos adolescentes mais antigos na unidade. Este grupo reúne jovens que já estavam vivendo um processo de reflexão e criação de projetos futuros mais "realistas" e consistentes. Um prazer imenso tenho em trabalhar com eles. Sempre muito concentrados, participativos, interessados e muito inteligentes. Pediram para trabalhar o texto coletivamente e acabaram dividindo-se em duplas.
Iniciamos o encontro com a leitura dos textos. Sucesso total. Leitura, aplausos, comentários... Assistimos também o filme anteriormente citado e começamos a debater a política, os políticos e suas motivações. Partidos polítcos, ideologia, ética foram os assuntos trazidos ao debate pelos socioeducandos. Como sempre, finalizamos a oficina já com vontade de iniciar a próxima. O melhor de tudo é que este é um desejo coletivo.

3 comentários:

Lisianny Oliveira disse...

Ana Paula, Você sabe que sou sua fã e filha de coração!!!!! Parabéns pela iniciativa e que todos nós consigamos vencer nesse caminho, apesar das adversidades. Meninos, quero dizer a todos que torço muito por vocês!!! Meu sonho é vê-los felizes e saber que também fiz parte deste processo. Continuem refletindo e buscando melhorar!!!
Abraços para todos.
Lisianny Oliveira
Agente Social do CIAP

Anônimo disse...

Hoje durante a reunião familiar, li abri ao acaso o Evangelho Segundo o espiritismo e lembrei de vocês: "Toda idéia nova encontra forçosamente oposição, e não há uma única que tenha se estabelecido sem lutas; ora, em semelhante caso, a resistência está sempre em razão da importância dos resultados previstos, porque quanto mais é grande, mais fere interesses. Se é notoriamente falsa, se julgada sem consequencia, ninguém com ela se preocupa e deixam-na passar, sabendo que não tem vitalidade. Mas se é verdadeira, se repousa sobre uma base sólida, se se entrevê futuro para ela, um secreto pressentimento adverte seus antagonistas de que é um perigo para eles, e para a ordem das coisas cuja manutenção estão interessados; por isso, caem sobre ela e seus partidários. A medida da importância dos resultados de uma idéia nova se encontra assim, na emoção que causa em seu aparecimento, na violência da oposição que levanta, e no grau e persistência da cólera dos seus adversários."

Lisianny
Agente Social do CIAP.
Força e boa semana a todos!

Anônimo disse...

Conforme dito anteriormente, toda mudanca gera resistencia, mas nao podemos cometer o crime de nao tentar. Ideias existem para serem compradas e executadas com esmero. Temos que acreditar que esses jovens podem melhorar e vao melhorar; basta que facamos com que acreditem que isso eh possivel e que estamos do lado deles para acompanhar essa evolucao. Sucesso!

Eduardo