"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
(Eduardo Galeano)

Novas resoluções - 03/04/09

Depois de assistir a aula do ilustre professor Antonio Carlos Gomes da Costa e devorar seus livros "Aventura Pedagógica" e "Pedagogia da Presença", várias idéias começaram a criar forma em minha mente. Fiquei encantada com as palavras do professor. Elas me trouxeram a certeza de trilhar o caminho certo e o embasamento para praticar os conceitos discutidos na oficina. Decidi criar minha própria aventura pedagógica utilizando algumas idéias do professor.
Resolvi propor a criação de um jornal mural que terá como objetivo principal a socialização do conhecimento e dos assuntos discutidos na oficina. Entendo que é necessário agregar as pessoas em função do objetivo maior que é a sócio-educação dos jovens da unidade. O espaço do jornal será democrático, dando oportunidade a todos os servidores e educandos de se manifestarem. Esperamos conseguir com isto um espaço para debater questões internas ou mesmo externas à instituição. Estaremos abertos às críticas e sugestões, porém será vedado o anonimato.
Hoje também firmamos um pacto de comprometimento e conduta. A partir de agora, os conflitos, angústias, reivindicações dos educandos serão discutidos em assembléia com a direção e técnicos. 
Estamos acabando de fechar a grade horária da oficina para atingir o objetivo de nos encontrarmos duas vezes por semana. Foram incluídos outros adolescentes no projeto ampliando o atendimento da oficina para 20 adolescentes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ana temos um amigo em comum que me falou do blog, em comum temos também o entendimento do que o Galeano diz. Fiquei empolgada com o que vc consegue realizar com esses garotos, esta é uma realidade que eu conheço um pouco, fiz um projeto de pesquisa em uma dessas unidades...
Bem como mulher, latino-afro-americana e dona de uma inquietude social, vou tentar ficar de olho no seu trabalho!
Força e Sucesso!
Adriana