"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
(Eduardo Galeano)

Em tempo...

Não poderia deixar de agradecer aqui ao meu colega Marcos Rodrigues, que enxergou em mim um potencial que eu não havia percebido, que sugeriu e me incentivou a criar um projeto pedagógico. Aos novos amigos Letícia, Wesley e Lisianny que me aguentam falar o tempo todo sobre este mesmo assunto e sempre me incentivaram.
Obrigada Wesley por ter "fritado o cérebro" junto comigo e ter me ajudado a escrever este projeto.
Agradeço também todas as pessoas que acreditaram no potencial da oficina e me deram apoio. Obrigada especialmente ao Lauro, diretor da unidade, pela oportunidade e apoio.
Agradecimento especial à Mafá, meu companheiro, meu norte. Você me estimula e me enriquece sempre.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olha eu aí gente! Letícia... Estou descobrindo o blog, calma aí. bjs

Anônimo disse...

A Oficina de Leitura: uma ilha de excelência num oceano de ineficiência e demagogia.
É de uma clareza solar que num sistema socioeducativo que admite em suas fileiras pseudo-psicólogos e pedagogos a serviço do senso-comum, agentes de segurança nostálgicos do Código de Menores, Padres e outros tipos de INDIGENTES MENTAIS, qualquer projeto minimamente sincero, mesmo pequenino e simples como este, seria digno de felicitações. Todo esse destaque, no entanto, independe da burrice histórica e da negligência criminosa com que os "menores infratores" foram sempre tratados no Distrito Federal. De maneira alguma. O projeto tem luz própria e sucesso garantido entre os socioeducandos, pois relaciona-se dignamente com eles, como seres humanos pensantes que são, e não como débeis mentais ou criminosos patologizados. Gostaria imensamente que a experiência da Oficina de Leitura funcionasse para os adolescentes internados no Ciap como um verdadeiro instrumento desobistaculizador contra todos os aspectos do mundo hostil que os expulsou e que não os quer de volta.

Anônimo disse...

Ana Paula,

Com carinho e acreditando que esta proposta vem de encontro aos interesses dos jovens e de pessoas que os tem como seres humanos dignos q são.
Tem uma função agregadora , amealhando idéias, sentimentos e emoções.
Que suas idéias criativas se desdobrem em outros acontecimentos
sinceramente
Lauro De Marco

Anônimo disse...

Ana Paula,
acreditar no impossível, daí já te fez mais que vencedora, na contra mão de todos que já apostam no fracasso da Instituição sem ao menos tentar, nem ao menos profetizar uma palavra de sucesso.
Espero poder fazer parte deste projeto mesmo que seja apenas para orar e interceder por você e por todos que acreditam que é possível.
Deixo a idéia de incluir não só os adolescentes nesse projeto mas também os agentes de segurança nostálgicos, sem distinção, só assim estaremos resgatando não só algumas historias e sim várias. A inclusão com EXCELÊNCIA.
PARA REFLEXÃO;
Bíblia Sagrada - MATEUS 22:36,37,39 e 40
Um grande abraço.

Anônimo disse...

na verdade gostaria de dizer na contra mão de muitos, ao invés de todos.