"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
(Eduardo Galeano)

RESPOSTAS AO E-MAIL DO EDUCADOR ANÔNIMO


Ana Paula, questionamentos em relação ao texto enviado anonimamente por algum "colega":
- A pessoa que enviou o texto diz "Quando você cita a falta de estrutura". Pelo que eu entendi você envia os textos que os adolescentes escreveram e não escreve por eles, certo? Portanto, o fato de enviar os textos escritos pelos menores não demonstra de maneira alguma a suposta dicotomia entre técnicos e monitores.
- A pessoa que escreveu não sabe o mínimo da língua portuguesa. Criminozo com "Z"? Ok, ninguém é obrigado a saber português, ao menos para fazer a pontuação mínima para concursos já que é para isso que as pessoas estudam mesmo (isso foi uma ironia). Falar mal de quem escreve errado seria errado também.
- Uma pergunta a pessoa que escreveu o texto para você: como os adolescentes deveriam ser tratados? A impressão que eu tenho é que apenas o Código Penal serve para tratar de pessoas que cometeram algo que
legisladores antigos disseram ser o errado. E, se o Código Penal está certo e não o ECA, por que as cadeias de adultos estão lotadas e POR QUE OS ADULTOS COMETEM CRIMES?
- Por que a pessoa que enviou o texto se incomoda com o seu trabalho? Ela sabe exatamente o que você faz? Por que não faz ou sugere o que seria o certo então, em vez de apenas criticar?
Portanto, se você conseguiu enxergar positividade no email do "colega", parabéns. Continue com o seu trabalho que eu admiro tanto.
Letícia Bonfim


"Acorda prá vida, se põe de pé ... a verdade prá nós já amanheceu.
"Não poderia deixar de expressar minhas idéias diante da situação que temos vivenciado: a manifestação de um pensamento ainda pautado no paradigma correcional-repressivo que vigorou durante algumas décadas, mas que felizmente já não encontra ressonância nos dias atuais, pois estamos consolidando  uma sociedade de direitos. Ao ler a mensagem anônima apenas nos defrontamos com um profissional que ainda não se deu conta de que adolescentes, por serem pessoas em condição peculiar de desenvolvimento, devem ser tratados de uma maneira diferenciada em relação aos adultos. Não é por acaso que os delitos que cometem não são configurados como crimes, mas atos infracionais. Certamente o profissional tem dificuldades de compreender que a medida socioeducativa deve realizar a reeducação dos adolescentes que estão circunstancialmente em conflito com a lei. Circunstancialmente, porque não o estarão para todo o sempre! A questão é: até que ponto muitos dos profissionais que atuam com estes adolescentes o compreendem na sua individualidade, entendem o processo social que leva pessoas em tenra idade a infringir as normas postas para o conjunto da sociedade? Em que medida os profissionais em nosso contexto se identificam com a perspectiva da reeducação?A verdade que já amanheceu é que já não há espaço para pessoas que continuam pensando de maneira repressiva ... enfrentamos o desafio de tornar a humanidade mais humana ... de nos humanizar ... nossas idéias e atitudes ...
Shirley Rizzi - Assistente Social - Assessora da Direção do CIAP

Nenhum comentário: