"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
(Eduardo Galeano)

Texto produzido pelos socioeducandos DHC e EJA

O idealista

O mundo que vivemos é um mar de ambição, que se mistura com a intensa burocracia,  com terríveis critérios que define em classes sociais a humanidade, que segue um só propósito, a evolução e a perfeição, isso é o capitalismo. Ricos querem expandir sua fortuna, para isso exploram, escravizam e cometem muitas outras atrocidades do gênero, erguem grandes impérios, sofrem com a constante solidão que isso os proporcionam. 
O padrão de vida que escolhem é inaceitável, jamais teremos um planeta amigável, justo e com harmonia. A evolução familiar que são as crianças, adota o mesmo caráter dos pais, que prolonga mais ainda essa triste realidade. Por isso aperfeiçoe seu conhecimento, mostre sua capacidade, forme sua opinião, faça sua parte na revolução que o mundo necessita. Não fique oculto aos olhos da sociedade, insista em benefício dos seus ideais e assim terá êxito e um grande progresso contra os exploradores e manipuladores do capitalismo. No decorrer desse trabalho citarei muitos outros aspectos que agravam essa situação cada vez mais.

O mundo que queremos é viável a todos, não exclui raça,origem, ou religião. Fácil e acessível para o povo, que age em benefício da humanidade. A igualdade é  a base de tudo. Que o dinheiro seja substituído pela boa vontade e que a boa vontade seja o interesse de todos e que todos tenham sua parte em benefício do outro, que não sejam acomodados nem pressionados.
Que todos sejam condecorados com o fruto de seu trabalho. Com a união global estabilizada teremos um planeta pacífico que proporcionará a verdadeira felicidade e paz a todos que ali convivem.

O texto foi publicado na íntegra e sem correções.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou impressionada com a desenvoltura intelectual desses meninos! Que maravilha!
Ana, vc está de parabéns pela oficina!
Continue firme... todos precisamos de sua força e atitude!
Forte abraço,
Daliane