"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
(Eduardo Galeano)

O que eu achei da Conferência da Juventude – 15/07/09 por RJA

Primeiramente eu gostaria de agradecer às pessoas que acreditam no nosso progresso e às pessoas que fizeram essa Conferência ser possível. E também às pessoas que participaram deste encontro com a mente aberta para darem suas opiniões e escutar o ponto de vista de seus semelhantes. Obrigado também ao secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública por escutar, falar e se mostrar presente em nossas comunidades, escutando a população. O Itapoã agradece.

Nós temos que trabalhar juntos pra no futuro nossos filhos não precisarem roubar ou se matarem por besteiras, que não se sintam sozinhos nem passem fome. Nós, a população não podemos ser ignorantes e não tentar entender a razão dos outros sejam eles que forem ou façam o que fizerem.

Finalizo com grande satisfação e agradecimento à Ana Paula, Sandra, Julyana, Rosimiro, Fernanda, Daliane e todos os outros servidores participantes. E que esse mundo imperfeito se torne melhor através das pessoas imperfeitas, respeitando suas diferenças e acreditando que um mundo melhor começa aqui e agora. Dentro de nós mesmos.

Um obrigado especial à Ana Paula por ser responsável pela nova pessoa que tem dentro de nós mesmos ter espaço para se expor.

Até a próxima e que Deus, que sempre vai ser lembrado, proteja todos nós e que nos faça compreender e seguir o maior exemplo de todos: Jesus de Nazaré.

Obrigado de novo,

RJA.

Reflexões - 05/07/09

Durante este período que passei sem atualizar nosso blog refleti muito acerca das dificuldades do processo de educação. Há muito tempo eu comecei a pensar em educação no sentido de questionar a que recebi e que na verdade o povo brasileiro vem recebendo ao longo dos séculos. Enquanto me preparava para o nascimento de minha primeira filha comecei a pensar que tipo de educação gostaria de dar a ela e pensar o quanto a individualidade do ser pode influenciar o todo.
Depois de entrar no CIAP mergulhei fundo na pedagogia e na educação. Foi um processo rápido e sincrônico, pois as coisas foram acontecendo de maneira sintonizada. Primeiro a vontade de desenvolver uma atividade de qualidade para os educandos, a criação da oficina, o curso do Prodequi, o contato com a pedagogia de Antônio Carlos, o grupo Superação...
Fui percebendo com o desenrolar do projeto que a educação no contexto das medidas sócio educativas envolve não só os adolescentes, mas também a comunidade sócio educativa inteira. O entendimento deste processo educativo consegue atingir diferentes níveis de repercussão. Desde os mais negativos aos posistivos.
Apesar de mergulhar cada vez mais na triste realidade do mundo em que vivemos sou idealista e com todas as adversidades consigo ainda ser otimista. Talvez, se não houvesse preservado a ingenuidade e a boa fé hoje me seria impossível sonhar e continuar caminhando. Como já disse Galeano, é a utopia que nos faz continuar. Mas o caminho não é fácil e a caminhada pode ser bem longa e cansativa. São muitos os obstáculos que poderiam me fazer desistir de tudo, mas a vontade de servir ao outro, que no fim é como servir a mim mesma me motiva cada vez mais.
As duas últimas semanas foram bem difíceis para a oficina. Alguns boicotes, desmotivação dos adolescentes, evasões da oficina, fofocas, intrigas... enfim, foram muitos os motivos para uma pausa reflexiva. E como o que não me destrói me fortalece, os últimos dias da semana operaram um movimento diferente. Enquanto preparava um relatório que justificava as ausências e a desmotivação, não só dos jovens como minha também, vi crescer o número de pedidos de participação na oficina.
Como uma fênix, a Oficina da Palavra ressurge fortalecida, mais dinâmica, com nova metodologia e muitos novos adolescentes. São hoje 37 jovens e mais umas quatro ou cinco promessas de inclusão.
Muitas surpresas entre os adolescentes mais novos. Muita vontade de aprender e discutir a realidade.
Depois de várias descobertas infelizes a respeito do entendimento que as pessoas tem sobre o meu trabalho, saí mais forte e convicta da importância dele.
E para aqueles que desconhecem e preferem atirar pedras, sinto muito pela estreiteza de pensamento. Permanecer ignorante é mais fácil. Um porto seguro para a maioria. Conhecer, pensar, descobrir, subverter e revolucionar são privilégios de poucos. Sendo assim prefiro a solidão.
Viva a contra cultura!!!!!

CIAP na Conferência Diálogos de Juventude - 05/07/09

O mês de junho encerrou com um evento importante para alguns adolescentes do CIAP. Depois de dois meses de debates sobre a Segurança Pública discutindo o eixo temático "Prevenção social do crime e da violência e construção da cultura de paz", quatro educandos tiveram a oportunidade de encontrar com a juventude do DF para participar de sua primeira experiência cidadã. Fomos a única entidade governamental a participar desta Conferência Livre graças ao grande esforço de nossa gerente Sandra Morato na organização conjunta do evento e do apoio de nosso diretor Lauro de Marco. Colaboraram muito também nas discussões preparatórias o pedagogo Rosimiro e a assistente social Julyana, grandes companheiros de trabalho e convicções.
Nossos jovens puderam participar dos grupos que elaboraram conjuntamente seis princípios e oito diretrizes que foram votadas e serão encaminhadas como propostas para a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública. Um deles subiu à mesa para dar seu depoimento e sugestões sobre a segurança pública no DF e o que precisa ser mudado para alcançarmos a Segurança Cidadã. Nos emocionou muito e vai deixar saudades.
Em breve publicaremos o relato dos adolescentes sobre o significado desta participação em suas vidas. Aguardem...