"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
(Eduardo Galeano)

Pensamentos de M.P. (21/05/09)

O Brasil vive uma história de poucas conquistas. Não vejo ninguém falar que o Brasil seja um país que lucra com alguma coisa. Só ouço falar de dívidas e mais dívidas e a mais falada é a dívida externa. Eu não sei bem o que seja, mas sei que o Brasil pode sair dessa porque o povo brasileiro não é burro, só é mal informado sobre nossa história e acaba fazendo escolhas erradas e caindo na lábia dos políticos. Um exemplo das conseqüências de nossas escolhas são os políticos que querem diminuir a idade da maioridade penal. A conseqüência será que adolescentes de 16 anos, mentes fracas, cairão e presídios e ao invés de saírem regenerados como nós, internos do CIAP, eles sairão transformados em monstros. Penso que se todos nós pensarmos juntos o Brasil fluirá.

Sonho Impossível (Chico Buarque)

Sonhar mais um sonho impossível / Lutar quando é fácil ceder / Vencer o inimigo invencível /
Negar quando a regra é vender / Sofrer a tortura implacável /
Romper a incabível prisão /
Voar num limite improvável / Tocar o inacessível chão / É minha lei / É minha questão /Virar esse mundo / Crivar esse chão / Não importa saber / Se é terrível demais / Quantas guerras terei de vencer / Por um pouco de paz / E amanhã /
Se esse chão eu beijei /
For meu leito e perdão / Vou saber que valeu /
Delirar e morrer de paixão /
E assim, seja lá como for, / Vai ter fim / A infinita aflição /
E o mundo vai ver uma flor /
Brotar do impossível chão.

Preparando para o debate - 19/05

Iniciamos (Rosimiro, Juliana e eu) a preparação dos educandos para a Conferência da Juventude. Começamos hoje com os adolescentes do M1. Gravamos um programa da TV Câmara chamado "Câmara Ligada" com a participação de MVBill e a deputada Marina Maggessi, ex-policial civil do Rio de Janeiro, discutindo com os jovens questões como crime, violência, direitos humanos, etc. O programa é dividido em quatro blocos então aproveitamos esta dinâmica e fizemos a discussão depois de assistirmos cada bloco. Conseguimos assistir a dois blocos e fazer as duas rodadas de discussão. Achamos o resultado muito positivo e documentamos em vídeo toda a discussão.
O desafio será trabalhar com os outros grupos pois este é excepcional.

Pequeno esclarecimento

No mesmo domingo em que recebi as belas palavras de Galeano, recebi também um comentário, aqui no blog, muito bonito e lisonjeiro. Uma manifestação de carinho e reconhecimento. No entanto, a mensagem foi postada anonimamente o que me deixou muito curiosa a respeito do autor/a. 
Gostaria apenas de reforçar uma informação que consta do projeto da oficina desde o início e que posteriormente já foi divulgada por mim através de um comunicado escrito e também através de convites individuais e pessoais. A oficina sempre esteve de portas abertas para receber não só os adolescentes, mas também todos os socioeducadores que se interessarem. Acredito na integração e na igualdade. Meu interesse é difundir as informações contidas no livro "De pernas pro ar" e ampliar o debate sócio-político.
Faço aqui o convite novamente.

SEJAM TODOS BEM VINDOS À OFICINA. AS PORTAS ESTÃO ABERTAS A TODOS!

Palavras do mestre

Desde o início da oficina de leitura sentia um desejo enorme de fazer contato com o escritor Eduardo Galeano e contar-lhe minha experiência com seu livro, os objetivos da oficina, o porquê da escolha do livro, os desafios, obstáculos e principalmente a resposta dos educandos à experiência. Também queria dizer do impacto que teve e tem  sua obra em minha vida e de minha tentativa de multiplicação desta experiência particular. Pedi ao ilustre professor Emir Sader que intermediasse este contato entre nós e sua resposta foi positiva. Depois de ter três e-mails devolvidos entre quarta e sábado, finalmente consegui enviar a mensagem, já na terceira edição do texto original. Para minha surpresa e extrema alegria, abri meu e-mail no domingo e encontrei uma pequena mensagem que guardarei como uma jóia. Espero que não seja a última e sim a primeira.

ana paula, querida:
obrigadissimo.
ajudam a viver, e a escrever, tuas palavras, e tudo o que tuas palavras tão belamente contam. 
abraço de muitos braços para voce e todos esses jovens companheiros.
eduardo galeano

A semana que passou...

A semana pós dia das Mães foi complicada. Muitas evasões, esvaziamento da oficina e desânimo generalizado dos adolescentes. Os que receberam o benefício de saída pelo dia das mães voltaram bem desanimados questionando a real eficácia da medida, o longo período afastados da vida social e outros motivos. Em meio às evasões, perdemos nosso melhor escritor, D.H. Acabei me abatendo com as perdas também. Mas também pude constatar um fato positivo. Um dos exemplares do livro "De pernas pro ar" que estava emprestado para três meninos da oficina, que habitavam o mesmo quarto, desapareceu. Parece que um deles levou o livro e isso me deixou contente e surpresa.

Iniciamos a semana assistindo a dois filmes. O curta metragem "Ilha das Flores" de Jorge Furtado e "A história das coisas". O primeiro é um retrato irônico da sociedade de consumo e o outro aponta a impossibilidade de seguir esse modelo irresponsável de produção e consumo e revela as etapas deste processo que permanecem longe do nosso olhar. E isso não se dá por obra do acaso. Já dizia aquele provérbio popular: "o que os olhos não vêem, o coração não sente". Nos grupos mais antigos, os filmes encerram o capítulo "Curso Básico de Injustiça" e para os grupos que iniciam agora, o filme "A história das coisas" será a introdução para a leitura do livro. O próximo desafio será a preparação para o debate sobre segurança pública. Esperamos capacitar os educandos para participarem ativamente da Conferência Livre da Juventude que acontecerá no dia 06 de junho no DF.

Homenagem às mães por R.

Amor de mãe

Amor de mãe é difícil de definir. Talvez porque seja infinito.
Tuas tristezas escondidas pelo teu sorriso e lágrimas confundidas me fariam amadurecer e entender mais tarde que mais seguro que leite de mãe, só mesmo amor de mãe para nos compreender.
Eu era pequeno demais para entender, mas confesso a você que chorava muito sem saber o porquê.
Minha estrela guia, o pilar da família. Me traz esperança para toda a minha vida.
Mãe é a mão que ampara, benção divina e amor que resgata.
Te amo para todo sempre mãe.

Mãe e Mulher


Mulher da minha vida, Adriana, minha amiga. Mais que minha companheira, a guerreira que sempre esteve comigo. Sempre juntamente com minha mãe, chorando minhas mágoas e sorrindo minhas alegrias.
Quero estar contigo, não digo só em espírito, mas em corpo presente. A grande alegria de renascer no teu ventre é compartilhar contigo a minha vida até o fim e ver em meus filhos o teu brilho, para todo sempre.
Seria difícil definir seus defeitos se em tuas qualidades busco inspiração para toda minha vida.
Adriana, te amo eternamente.

Redução da maioridade penal por E.R.

Particularmente somos contra. Não sei o que leva a população a pensar que desse modo diminuirá o índice de criminalidade, pois a grande maioria não pratica a infração pensando em impunidade, mas pratica por necessidade ou, em outras vezes, por falta de maturidade devido a sua idade. O jovem até os seus 18 anos se encontra em conflito intenso consigo mesmo, pois está se descobrindo neste momento.
Dizem que o jovem é o futuro do país, mas como será o futuro se esses jovens forem jogados em presídios? Se essa lei for aprovada, a descoberta da vida dos jovens envolvidos em atos infracionais será a pior de todas. Muitos monstros surgirão.
Toda vez que acontece um crime violento praticado por adolescentes e acaba parando na mídia, vem essa mesma questão de novo.
População brasileira será que esta é a melhor alternativa?
Ou será melhor investir na sócio-educação?


Texto escrito para o Jornal do Mundo ao Avesso

Reflexão sobre a oficina

A oficina de leitura criada pela Ana Paula está nos ajudando a conhecer o mundo como ele é. Estamos discutindo vários temas como capitalismo, violência, segurança pública, etc.
Participar desta oficina me ajudou a não acreditar em tudo que vemos e escutamos na TV porque a realidade é o mundo que está atrás das câmeras e isso não é mostrado.
Fazendo esta oficina estou aprendendo a fazer minha parte pro mundo melhor, como meus direitos e deveres e o que posso fazer pra ajudar na paz do mundo. Aprendo também que às vezes a televisão nos engana sobre as injustiças que rolam no mundo afora. Também aprendemos como a vida já era injusta há vários anos atrás e que quase nada mudou nos países "pobres".



A oficina de leitura, criada para jovens reflete sobre o mundo atual abrindo ainda mais a mente dos jovens em relação à política, cidadania, etc.
A oficina também nos proporciona estar em convívio melhor com as pessoas ao redor nos mostrando a realidade do mundo, reeducando os internos a estarem aptos, ao saírem da instituição, com um convívio social melhor.
Na oficina os internos têm liberdade de expressão, tanto a críticas, sugestões e opiniões.



Textos escritos para o Jornal do Mundo ao Avesso.

A solução não é a punição. Por D.H.

Quando se trata de redução da maioridade penal são diversas as opiniões, entre elas muitos desejam sua aprovação. No meu entendimento, o caso se agrava ainda mais. Não será esta a solução da criminalidade.
A criminalidade na juventude está relacionada ao descaso social que atinge a maioria, que são os pobres, a influência negativa de muitos que dispõem do poder e usam em beneficio próprio, e que agem no sistema da condenação, atropelando princípios verdadeiros da paz para manter a injusta e preconceituosa "ordem democrática".
Inúmeras vezes o infrator é a vítima maior desta triste realidade. Um passado turbulento, com a mente dominada pela ganância e um futuro traiçoeiro, cheio de armadilhas. Tendo essa visão do problema, seria impossível resolvê-lo com modernos campos de concentração do século XXI, resumindo, presídios.
A violência não pode ser tratada apenas com a punição, mas com a reeducação daqueles que a praticam.


Texto escrito para o Jornal do Mundo ao Avesso

Alegria, alegria!!!

E o mês de abril terminou com uma notícia maravilhosa...
Um de nossos rapazes recebeu sua liberação no dia 30 de abril. Só alegria! Era participante da oficina de leitura e se destacava pela inteligência e astúcia.
P., estamos todos torcendo por você. Desejamos muito sucesso no concurso e que sua inteligência e força de vontade possam abrir portas de oportunidades para você. Que seus objetivos sejam alcançados e seus sonhos realizados.
Espero que você possa trilhar um caminho mais iluminado e seguro agora.
Muita luz e muita paz para você.
Já sinto saudades.
Abraços amigos,
Nós da Oficina.

Relato da semana passada

A semana que passou foi pouco produtiva na oficina. Com a participação dos educandos no concurso do Metrô, a oficina ficou um pouco comprometida, mas por uma nobre causa. Estou torcendo por todos e ajudando no que posso. Também estão todos envolvidos com os preparativos para o Dia das Mães. Os rapazes estão preparando um texto em homenagem a elas e ensaiando uma música com o acompanhamento do Marquinhos (Núcleo de Esportes), Gilberto (Oficina de informática) e Lisianny (ATRS) para apresentar no dia da comemoração.


Por outro lado, recebi novos pedidos de educandos querendo participar do projeto e já começo a atendê-los a partir da próxima semana, tão logo a escola organize sua grade horária que sofreu alterações.

Estive trabalhando com um grupo de adolescentes os textos que eles publicarão no Jornal Mural que, a pedidos da direção, será afixado não só na área das oficinas profissionalizantes, como também dentro de cada Núcleo de Convivência. O Jornal finalmente sairá nesta semana.
Outra novidade é a participação dos educandos na Conferência Livre da Juventude que acontecerá no dia 30 de maio aqui no DF e que discutirá propostas a serem encaminhadas à 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública. Além dos debates, estudamos a possibilidade de participação através do concurso de vídeo e música. Acredito que este mês teremos um ciclo muito produtivo de debates sobre a prevenção da criminalidade e a cultura da paz.

Boa semana a todos!